Sexta-feira, 11 de Janeiro de 2008

História da Educação a Distância

educação a distancia

 

Numa das minhas muitas pesquisas na Web decidi procurar perceber a prespectiva histórica da ED ao longo tempos. Efectivamente não encontrei documentos muito interessantes, a maior parte deles referia-se à experiência da ED no Brasil,no entanto achei esta abordagem histórica, acessível na wiki, muito esclarecedora e particularmente interessante para quem gosta de perceber o contexto em que os acontecimentos se sucedem... 

 

" Da Primeira Guerra Mundial aos nossos dias

No final da Primeira Guerra Mundial, surgiram novas iniciativas de ensino a distância em virtude de um considerável aumento da demanda social por educação, confirmando, de certo modo, as palavras de William Harper, escritas em 1886:

"Chegará o dia em que o volume da instrução recebida por correspondência será maior do que o transmitido nas aulas de nossas academias e escolas; em que o número dos estudantes por correspondência ultrapassará o dos presenciais."

O aperfeiçoamento dos serviços de correio, a agilização dos meios de transporte e, sobretudo, o desenvolvimento tecnológico aplicado ao campo da comunicação e da informação influíram decisivamente nos destinos da educação a distância. Em 1922, a antiga União Soviética organizou um sistema de ensino por correspondência que em dois anos passou a atender 350 mil usuários. A França criou em 1939 um serviço de ensino por via postal para a clientela de estudantes deslocados pelo êxodo.

A partir daí, começou a utilização de um novo meio de comunicação, o rádio, que penetrou também no ensino formal. O rádio alcançou muito sucesso em experiências nacionais e internacionais, tendo sido bastante explorado na América Latina nos programas de educação a distância do Brasil, Colômbia, México, Venezuela, entre outros.

Após as décadas de 1960 e 1970, a educação a distância, embora mantendo os materiais escritos como base, passou a incorporar articulada e integradamente o áudio e o videocassete, as transmissões de rádio e televisão, o videotexto, o computador e, mais recentemente, a tecnologia de multimeios, que combina textos, sons, imagens, assim como mecanismos de geração de caminhos alternativos de aprendizagem (hipertextos, diferentes linguagens) e instrumentos para fixação de aprendizagem com feedback imediato (programas tutoriais informatizados) etc..

Atualmente, o ensino não presencial mobiliza os meios pedagógicos de quase todo o mundo, tanto em nações industrializadas quanto em países em desenvolvimento. Novos e mais complexos cursos são desenvolvidos, tanto no âmbito dos sistemas de ensino formal quanto nas áreas de treinamento profissional.

 A educação a distância foi utilizada inicialmente como recurso para superação de deficiências educacionais, para a qualificação profissional e aperfeiçoamento ou atualização de conhecimentos. Hoje, cada vez mais foi também usada em programas que complementam outras formas tradicionais, face a face, de interação, e é vista por muitos como uma modalidade de ensino alternativo que pode complementar parte do sistema regular de ensino presencial. Por exemplo, a Universidade Aberta oferece comercialmente somente cursos a distância, sejam cursos regulares ou profissionalizantes. A Virtual University oferece cursos gratuitos."

 

 

Se a educação a distância,  nos seus primórdios, constituiu um recurso para suprimir  deficiências educacionais, nos dias de hoje representa uma prática que permite um “entendimento” entre as necessidades e capacidades particulares e as do conjunto - de forma presencial e não presencial. Sendo assim, hoje é mais acessível avançar rapidamente, através da troca experiências e vivências, clarificar incertezas e daí depreender resultados.
Temos que ter clara consciência que daqui para a frente, as práticas educativas, cada vez mais, vão combinar actividades presenciais com não presenciais ou virtuais, e que esta é uma realidade com que inevitavelmente nos temos de habituar.
 
 

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o_a_dist%C3%A2ncia#Da_Primeira_Guerra_Mundial_aos_nossos_dias - acedido em 11/01/07


publicado por emiliapinto às 11:48
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De ANDRÉ a 15 de Setembro de 2011 às 14:37
Boa tarde. Sou professor universitário e leciono em cursos de licenciatura em História. Há algum tempo venho realizando video-aulas para meus alunos para facilitar o acesso e divulgar o que estudamos em sala de aula. Entretanto, em apenas dois meses conseguimos atingir mais de 3000 pessoas. acredito que há poucas iniciativas como essa e com a mesma qualidade. Gostaria de deixar o link desse canal de criação, compartilhamento e divulgação de conhecimento histórico para auxiliar mais alunos e professores. segue o link:

http://www.youtube.com/user/andrewunesp?feature=mhee

Muito obrigado!


Comentar post

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 1 seguidor

.pesquisar

 

.Fevereiro 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Portfólio Digital

. Revendo o conceito de Edu...

. Dr.Elisabeth Almeida

. Educação a Distância

. História da Educação a Di...

. Conferência no IEP-UM

. Roadmap Elearning

. Uma aula construtiva

. Reunião de trabalho do CC...

. Second Life

.arquivos

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

.favoritos

. Os meus poemas

.links

SAPO Blogs

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub